fechar list menu - Academia Shaolin Valinhos
Arte Marcial Chinesa

A origem da arte marcial chinesa


 

A discussão sobre a verdadeira origem das artes marciais chinesas não é mais uma incógnita; a despeito dos inúmeros fatos e personagens lendários relacionados com a história e as artes marciais chinesas, baseado em registros arqueológicos e históricos, é possível traçar uma linha sensata e coerente sobre a verdadeira origem do Kung Fu.

O povo chinês e seus aspectos culturais contam com aproximadamente 5.000 anos de existência, ainda que certo elementos sejam de caráter mitológico. Apesar dos registros arqueológicos sobre a China datarem dos períodos mesolítico e neolítico (artefatos de cerâmica e pequenas pedras em forma de faca e pontas-de-lança), mas a primeira estrutura social organizada sob forma de dinastia é a Xia (2100 a 1751 a.c.), datada entre os séculos 21 e 16 a.c., fundada pelo imperador Yu (2205 a 2197 a.c.).

Apesar de rudimentar, o conceito da arte marcial chinesa já se fazia presente através da utilização de armamento contra animais selvagens e confrontos entre tribos rivais; bastões de grande comprimento, lanças e machados feitos com madeira e pedra afiada. No final da dinastia Xia surgem os primeiros conceitos de combate corporal, chamado de Jiji (técnicas de ataque).

Com o surgimento da dinastia Shang (1751 a 1111 a.c.), os chineses passam a dominar a fundição do cobre, e posteriormente do bronze, aumentando o poderio bélico; lanças, machados e pequenas facas eram as armas mais preferidas.

Apesar do descobrimento da fundição, o maior desenvolvimento bélico se deu na dinastia seguinte; a dinastia Zhou .

A queda da dinastia Shang e a ascensão da dinastia Zhou (1111 a 1122 a.c.) se deu por muitas e muitas batalhas sangrentas. Os imperadores de ambas dinastias exigiam armas cada vez mais resistentes, sofisticadas e de grande poder de destruição, o que permitiu um grande desenvolvimento da tecnologia militar.

Neste período, várias armas diferentes foram criadas, como por exemplo : as primeiras armas que faziam uso de projéteis (balistas e catapultas) com fogo, mas talvez a arma mais popular das artes marciais chinesas; a espada reta.

A vitória dos Zhou permitiu um longo período de paz e prosperidade ao povo chinês e toda tecnologia de fundição com fins bélicos foi direcionada para o desenvolvimento e fabricação de instrumentos agrícolas e de uso diário. Tem-se registro de que neste período histórico surgem os primeiros eventos de demonstração e competição de técnicas e poderio militar / bélico.

Com o declínio do poder da dinastia Zhou , através de pequenas rebeliões internas e guerras civis, surgiram dois novos períodos históricos, a serem conhecidos como Chun Qiu (Período da Primavera e Outono) e Zhan Guo Shi (Período dos Estados Guerreiros).

Mais um período de grandes evoluções bélicas, as armas passaram a ser fabricadas em ferro, material mais durável, a cavalaria ganhou o apoio de carruagens e as balistas e catapultas passaram a contar com projéteis maiores e com maior poder de destruição.

História

Fique sabendo de tudo o que acontece na nossa academia
 

Templo Shaolin

O Templo Shaolin é considerado importante para os chineses, tanto no aspecto marcial, como religioso e filosófico. Comumente relacionado com ...

Leia mais

 

O Mosteiro de Shaolin

O mosteiro de Shaolin e suas influências   Erguido em 495 d.c. no meio de uma floresta no sopé da montanha Song, ...

Leia mais

 

Arte Marcial Chinesa

A origem da arte marcial chinesa   A discussão sobre a verdadeira origem das artes marciais chinesas não é mais uma incógnita; ...

Leia mais

 

Shaolin do Norte

Dentre os diversos sistemas que foram ensinados no Templo de Shaolin, está as 10 mãos de Shaolin. Tal sistema foi ...

Leia mais

 

Mestres

CHAN KOWK WAI (CHEN GUO WEI) Nasceu em 1936 em Taishan, província de Guangdong. Aos quatro anos de idade assistia escondido ...

Leia mais

 

Estilos que o mestre Chan ensina

Choy Lei Fat Originário do Sul da China, este estilo foi criado por volta do século XIX por Chan Heung (Chen ...

Leia mais

 

Dança do Leão

A dança de leão (舞狮 - wǔshī) é uma arte cerimonial que consiste na manipulação de um leão chinês performada ...

Leia mais

 

Dança do Dragão

A Dança do Dragão foi originada durante a Dinastia Han e começou pelo chinês que mostrou grande respeito para o ...

Leia mais