fechar list menu - Academia Shaolin Valinhos
Mestres

CHAN KOWK WAI (CHEN GUO WEI)


Nasceu em 1936 em Taishan, província de Guangdong. Aos quatro anos de idade assistia escondido às aulas de Choy Li Fat pelo mestre Chen Sheng e depois treinava o que havia visto. Certo dia foi descoberto e levado à presença do mestre, e este, em vez de repreendê-lo, pediu que demonstrasse o que havia aprendido. Vendo a habilidade inata e o grande interesse por artes marciais, o aceitou como aluno (Mestre Chan era muito novo, por isto não podia treinar). Treinou com afinco durante mais de 10 anos o estilo puro (original) de Choy Li Fat com o mestre Chen Sheng. Entre meio a passagem do inicio da Republica Popular da China (1949 – ) e fim da Republica da China (1912-1949), uma época de crise política, Chan junto com sua família mudam-se para Hong Kong, continuando seu aprendizado com seu tio Ma Kim Fong (Ma Jian Feng) no estilo Luo Han – um dos mais famosos estilos do Templo de Shaolin. Chan já era muito habilidoso quando mestre Yim Sheung Mo foi hospedado em sua casa, devido os mesmos problemas políticos. Com a oportunidade, pode treinar dia e noite sob a supervisão de seu mestre, tornando-se herdeiro do estilo Shaolin do Norte, Qi Gong e terapias de cura, mas para isto sacrificou sua vida social por mais de dez anos.


Com a crise política, Hong Kong era (ainda é) um grande centro de artes marciais, podendo Mestre Chan, através da apresentação de seu mestre aprender estilos como o Tong Long com Wong Hon Fan – Rei do Louva-Deus Sete Estrelas, Garras de Águia com Chian Jin Man e Hung Sing Choy Li Fat com Yim You Chin, grande médico da época. Em 1960, Mestre Chan chega ao Brasil, participando da formação do Centro Social Chinês, onde deu aula por 12 anos. Também lecionou por 7 anos na USP. Na verdade, mestre Chan tinha o propósito de ir para os EUA, mas achou mais fácil conseguir visto através do Brasil. Para nossa felicidade, mestre Chan permanece até hoje no Brasil. Em 1973 fundou a sua escola, a Academia Sino-Brasileira de Kung Fu, onde ensina até hoje, formando mestres e professores por todo o Brasil e países como Espanha, Estados Unidos, Argentina e Chile. Também Participou da fundação da Federação Paulista de Kung Fu (FPKF). Em 03 de Setembro de 2004, Mestre Chan recebeu o 10° grau de Mestre em cinco estilos (Shaolin do Norte, Tai Chi Yang, Ba Gua, Xing Yi e Hung Sing Choy Li Fut), organizado pela “World Organization of Kungfu and Wushu Masters” do Canadá. Vale ressaltar que no mundo todo, apenas 5 mestres receberam tal graduação. Grão Mestre Chan ensina diversos estilos em sua escola podendo citar o Shaolin do Norte, Choy Li Fat, Tam Tui, Zha Quan, Liu He, Luo Han, Tang Lang, Yen Jiao, Xing Yi, Ba Gua, Ba Ji, Tai Chi Chuan e Palma de Ferro.

 

KU YU CHEUNG (GU RU ZHANG)


Nasceu em 1894 em Funing na província de Jiangsu, começando desde a mais tenra idade a prática das artes marciais através de seu pai Gu Li Zhi, dono de um serviço de escolta e mestre dos estilos Tan Tui e Zha Quan. Seu pai tornou-se muito amigo de Yan Ji Wen, outro mestre que fazia o serviço de escolta, que após um ataque por bandidos foi ajudado por Li Zhi e Yan disse que retribuiria o favor algum dia. Mestre Ku Yu Cheung cresceu sendo ensinado por seu pai até a idade de 10 anos, quando seu pai veio a falecer. Mestre Ku Yu Cheung continuou seus estudos até a adolescência, época em que resolveu procurar mestre Yim, amigo de seu pai. Mestre Yin, conhecido como Yin – grande lança, morava em Shangdong e era especialista na arte Shaolin do templo de Henan, especialmente de um estilo chamado “as 10 mãos de Shaolin”. Ao ver Ku Yu Cheung e saber do ocorrido, viu que era a oportunidade de agradecer ao seu grande amigo, Mestre Gu Li Zhi.

 


O jovem Ku Yu Cheung treinou arduamente durante mais de 10 anos com seu mestre e tornou-se herdeiro, aprendendo completamente o estilo de Shaolin. Já nesta época, Ku Yu Cheung era conhecido e famoso nas províncias de Jiangsu, Zhejian, Henan e Hebei, por sua grande habilidade. Terminando seu treinamento decidiu voltar para casa. Em 1928 participou do Exame Nacional de Artes Marciais de Nanjing, um torneio no qual foram consagrados os 15 campeões da China e numa votação mestre Ku Yu Cheung foi eleito em primeiro lugar. Após tal competição, mestre Ku Yu Cheung junto com outros quatros campeões foram convidados pelo governo a lecionarem na famosa “Academia Central de Guoshu de Nanjing”, sendo conhecidos como os cinco tigres do norte (Ku Yu Cheung, Wan Lai Sheng, Wan Lai Wu, Li Xian Wu e Fu Zhen Song). Tal escola reunia alguns dos melhores mestre da época como Sun Lun Tang, Wan Lai Sheng, Wang Zi Ping, Li Jin Ling e etc. Mestre Ku Yu Cheung também lecionou nas escolas de Guangzhou e Guangxi. Portanto teve a oportunidade de aprender com os melhores mestres, estudando além das 10 mãos de Shaolin, sino de ouro (qi gong) e palma de ferro com mestre Yin, continuou seu treino de Zhan Quan com o mestre Yu Zhen Seng (Qian Zhan Sheng); Tai Chi e espada Wudang com o general Li Jin Ling; Xing Yi, Ba Gua e Tai Chi estilo Sun de Sun Lun Tang, além do Tan Tui e um arsenal de armas tradicionais(18) do Shaolin. Em 1929 abriu sua própria escola em Guangzhou (Guangzhou Guoshu) e passou a ensinar seus conhecimentos em artes marciais, passando ser conhecida como escola de Shaolin do Norte. Na mesma região em que lecionava, existia outro famoso mestre, Tam San do estilo Choy Li Fat (Bei Sheng Cai Li Fo) e numa admirável amizade e respeito estes dois mestres trocaram técnicas e alunos aumentando mais uma vez a gama de conhecimento.

 


Mestre Ku Yu Cheung formou seu grupo de alunos que teria a missão de divulgar o estilo para as próximas gerações, tendo tres aprendido por completo o estilo: Yim Sheung Mo, Lung Chi Cheung e Lau Kam Tong (Lai Gan Qing). Muitas histórias sobre o mestre Ku Yu Cheung são contadas até hoje, como por exemplo: 1 – Um circo russo estava na China desafiando quem pudesse levar tres coices de um grande cavalo e não morresse, levaria uma boa premiação em dinheiro. E mestre Ku Yu Cheung além de levar os coices, com uma espalmada na barriga do cavalo o matou; 2 – Com sua técnica da palma de ferro quebrou 12 tijolos refratários com uma leve espalmada; 3 – Agüentar o peso de um carro em seu abdome e muitas outras. Em 1952, Mestre Ku Yu Cheung foi preso e covardemente assassinado (fuzilado) dentro da prisão.

 

YIM SHEUNG MO (YANG SHANG WU)


Nascido em Linxi, província de Guangzhou no ano de 1882, era um grande entusiasta das artes marciais. Mestre Yim Sheung Mo já era mestre do estilo Hung Gar quando conheceu Mestre Ku Yu Cheung, de uma forma muito comum naquela época: Yim Sheung Mo desafiou Ku Yu Cheung a um combate e iniciou desferindo muitos golpes em Yu Cheung e este defendia sem esforços. Mestre Ku Yu Cheung resolveu contra atacar espalmando Yim e ele ao ver a superioridade de Yu Cheung pediu desculpas, abandonou o seu estilo e tornou-se discípulo de Ku Yu Cheung. Com grande dedicação e esforço pode tornar-se um dos três herdeiros do estilo e teve a oportunidade de aprender outros estilos graças à fama de seu professor.

 


Aprendendo Bei Sheng Cai Li Fo (Choy Li Fat) de Tam San, Liu He e Zi Ru Men de Wang Lai Sheng e Bei Shaolin por completo além das técnicas de Qi Gong. Yim Sheung Mo era conhecido como Yim o cabeça de ferro. Assim como seu mestre, Yim teve bastantes feitos demonstrando suas habilidades: fazer um buraco na parede com a cabeça, furar uma xícara de chá com o dedo sem movê-la, escalar paredes com apenas os dedos. Em 1952, foi aconselhado por seu mestre a partir para Hong Kong a fim de evitar a perseguição política. Pouco tempo depois, seu mestre Ku Yu Cheung era preso e assassinado. Assim partiu para Hong Kong, sendo recepcionado na casa da família de Chan Kowk Way, que passou a ser seu primeiro aluno. Yim o aceitou, mas sobre duras regras de treino com o qual concordou prontamente.

 


Mestre Yim Sheung Mo teve muitos alunos dentre eles Wong Chia Man, Chan Nin Lin e outros, mas o que se destacou foi Chan Kowk Way passando a ser herdeiro de todo o conhecimento de seu mestre. Até o ultimo dia de sua vida continuou ensinando, vindo a falecer na velhice em 1971, Hong Kong.

História

Fique sabendo de tudo o que acontece na nossa academia
 

Templo Shaolin

O Templo Shaolin é considerado importante para os chineses, tanto no aspecto marcial, como religioso e filosófico. Comumente relacionado com ...

Leia mais

 

O Mosteiro de Shaolin

O mosteiro de Shaolin e suas influências   Erguido em 495 d.c. no meio de uma floresta no sopé da montanha Song, ...

Leia mais

 

Arte Marcial Chinesa

A origem da arte marcial chinesa   A discussão sobre a verdadeira origem das artes marciais chinesas não é mais uma incógnita; ...

Leia mais

 

Shaolin do Norte

Dentre os diversos sistemas que foram ensinados no Templo de Shaolin, está as 10 mãos de Shaolin. Tal sistema foi ...

Leia mais

 

Mestres

CHAN KOWK WAI (CHEN GUO WEI) Nasceu em 1936 em Taishan, província de Guangdong. Aos quatro anos de idade assistia escondido ...

Leia mais

 

Estilos que o mestre Chan ensina

Choy Lei Fat Originário do Sul da China, este estilo foi criado por volta do século XIX por Chan Heung (Chen ...

Leia mais

 

Dança do Leão

A dança de leão (舞狮 - wǔshī) é uma arte cerimonial que consiste na manipulação de um leão chinês performada ...

Leia mais

 

Dança do Dragão

A Dança do Dragão foi originada durante a Dinastia Han e começou pelo chinês que mostrou grande respeito para o ...

Leia mais