fechar list menu - Academia Shaolin Valinhos
Shaolin do Norte

Dentre os diversos sistemas que foram ensinados no Templo de Shaolin, está as 10 mãos de Shaolin. Tal sistema foi transmitido pelo Abade Zhao Yuan a Gan Fen Chi, do qual tornou-se muito famoso na China, um herói de sua época. Gan Fen Chi teve Wang Bang Cai como aluno, que por sua vez, ensinou a Yan De Gong.A partir deste momento, tais técnicas foram passadas de geração a geração dentro da família Yan. Yan De Gong passou todo o seu conhecimento em Shaolin a seu filho Yan San Shou que seguiu o exemplo de seu pai e também transmitiu sua arte a seu filho Yan Ji Wen. Ji Wen era famoso por seu serviço de escolta de caravanas e numa ocasião, após enfrentar problemas com bandidos, foi ajudado por Gu Li Zhi (grande mestre de Tan Tui), e deste episódio nasceu uma grande amizade.

Como retribuição do favor prestado por Gu Li Zhi, Yan aceitou Ku Yu Cheung (Gu Ru Zhang), o filho de seu amigo, como aluno e herdeiro de toda herança Shaolin que havia estado em sua família por gerações. Ku Yu Cheung tornou-se um grande mestre de sua época e muito famoso por suas demonstrações e técnicas, tendo assim a oportunidade de aprender vários estilos com mestres renomados.

Após alguns anos lecionando, abriu sua própria escola de artes marciais e lá desenvolveu um programa de treinamento para o que havia aprendido em todos estes anos de artes marciais, ficando conhecido como a “escola” de Shaolin do Norte. Yim Sheung Mo, um de seus alunos e herdeiro do estilo teve como sucessor Chan Kowk Wai, introdutor da arte na América do Sul e Grão-Mestre do Prof. Valdir Cremasco da Academia Shaolin de Valinhos.

O Shaolin do Norte mantém como base as 10 mãos de Shaolin e conta com formas e técnicas adicionais como Luo Han, Liu He, Zha Quan, Tan Tui e outras. O aluno tem também a disposição o aprendizado de inúmeras armas, podendo chegar a mais de 20 tipos. As principais e mais conhecidas são: bastão, facão, espada e lança. Como parte do treinamento há exercícios de Qi Gong chamado de Sino de Ouro e a Palma de Ferro. E é tal repertório marcial que é ensinado hoje aos alunos de Shaolin do Norte.

As 10 mãos de Shaolin preserva a arte marcial do Tempo Shaolin, unindo eficácia e beleza nos movimentos. Estão divididas em 10 formas de mãos, cinco curtas e cinco longas. No estilo encontram-se técnicas de mãos, aprisionamentos e ênfase nas técnicas de pernas, tendo o mais variado arsenal de chutes, chutes com giros e saltos, rasteiras, quedas e chutes múltiplos. É ensinado combate simulado para desenvolver a coordenação, reflexo e noções de distancia em uma luta, podendo ser tanto de mãos como de armas.

História

Fique sabendo de tudo o que acontece na nossa academia
 

Templo Shaolin

O Templo Shaolin é considerado importante para os chineses, tanto no aspecto marcial, como religioso e filosófico. Comumente relacionado com ...

Leia mais

 

O Mosteiro de Shaolin

O mosteiro de Shaolin e suas influências   Erguido em 495 d.c. no meio de uma floresta no sopé da montanha Song, ...

Leia mais

 

Arte Marcial Chinesa

A origem da arte marcial chinesa   A discussão sobre a verdadeira origem das artes marciais chinesas não é mais uma incógnita; ...

Leia mais

 

Shaolin do Norte

Dentre os diversos sistemas que foram ensinados no Templo de Shaolin, está as 10 mãos de Shaolin. Tal sistema foi ...

Leia mais

 

Mestres

CHAN KOWK WAI (CHEN GUO WEI) Nasceu em 1936 em Taishan, província de Guangdong. Aos quatro anos de idade assistia escondido ...

Leia mais

 

Estilos que o mestre Chan ensina

Choy Lei Fat Originário do Sul da China, este estilo foi criado por volta do século XIX por Chan Heung (Chen ...

Leia mais

 

Dança do Leão

A dança de leão (舞狮 - wǔshī) é uma arte cerimonial que consiste na manipulação de um leão chinês performada ...

Leia mais

 

Dança do Dragão

A Dança do Dragão foi originada durante a Dinastia Han e começou pelo chinês que mostrou grande respeito para o ...

Leia mais